Instantes

INSTANTES



Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros.


Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.


Seria mais tolo ainda do que tenho sido, na verdade bem poucas coisas levaria a sério.


Seria menos higiénico.


Correria  mais ricos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria em mais rios.


Iria a mais lugares onde nunca fui, tomaria mais sorvetes e comeria menos feijão, teria mais problemas reais e menos problemas imaginários.


Eu fui uma dessas pessoas que viveram sensata e produtivamente cada minuto da sua vida. Claro que tive momentos de alegria.


Mas, se eu pudesse voltar a viver, trataria de ter somente bons momentos.


Porque, se não sabes, disso é feita a vida, só de momentos. Não percas o agora.


Eu era um desses que nunca iria a parte alguma sem um termómetro, uma bolsa de água quente, um guarda-chuva e um pára-quedas. Se voltasse a viver, viajaria mais leve…


Se eu pudesse voltar a viver, começaria a andar descalço mais cedo na Primavera e continuaria assim até ao fim do Outono.


Daria mais voltas na minha rua, contemplaria mais amanheceres e brincaria com mais crianças, se tivesse outra vez uma vida pela frente.


Mas, tenho 85 anos e sei que estou morrendo!


JORGE LUIZ BORGES


(O argentino Jorge Luiz Borges, falecido na Suiça em 1987, é considerado um dos maiores escritores do século.)


Moral da história, conforme Vitorio Gassman:


“ Deveríamos ter uma vida só para ensaiar e outra para actuar.”




Sem comentários: