Curiosidade sobre o Dia de Reis

Segundo a tradição cristã, o Dia de Reis foi o dia em que Jesus Cristo recém-nascido, recebera a visita de "uns magos", segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. Entre noite do dia 5 de janeiro e a madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".

A data marca, para os católicos, o dia da veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Melchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se os festejos natalícios - sendo o dia em que são desarmados os presépios e por conseguinte são retirados todos os enfeites natalícios.

Em alguns países, como Portugal e Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar a viagem. Em troca, os Reis magos deixariam doces que as crianças encontrariam no lugar do capim após acordarem. A tradição também consiste em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

3 comentários:

Pena disse...

A ASAE acabou com a fava e o brinde....

Eduardo Saldanha disse...

Este ano fui acompanhar as minhas avós à missa do galo (acho que já não ia à pelo menos uns 10 anos).
Fui muito interessante porque o padre resolveu dar informações sobre esta época. Uma delas foi precisamente sobre os reis magos, que na realidade, segundo ele, eram mais, mas instituíram 3 simbolizando os 3 continentes que eram conhecidos na altura.
Beijinhossss a todos

Cheila Saldanha disse...

Ía precisamente escrever o que o Eduardo comentou. Para completar, o número 3 também está associado às principais ofertas - ouro, o incenso e a mirra.