Alimentação no Inverno

A alimentação é um dos factores que mais influencia a nossa saúde e bem-estar e pode, por si só, prevenir algumas doenças.
Através dos alimentos que ingerimos podemos fortalecer o nosso sistema imunitário e toda a nossa capacidade de defesa às agressões externas.

Quanto melhor for o nosso estado nutricional, melhor será a resposta imunológica à infecção. Numa primeira fase, opte por aquilo que será talvez do conhecimento da maioria, ainda que as acções teimem em não ir de encontro a isto: potenciar o sistema imunitário e todo o correcto funcionamento do organismo ao moderar o consumo de gorduras, açúcares refinados, alimentos muito processados e bebidas gaseificadas, que contêm, na sua grande maioria, demasiados açúcares.De entre os elementos presentes nos alimentos, a que chamamos nutrientes, os que se destacam no fortalecimento da eficácia do sistema de defesa do organismo são:

Para Comer bem: O que precisamos e Onde encontrar?

ANTIOXIDANTES
Vitamina C : citrinos (laranjas, tangerinas, toranjas, limão), frutos silvestres(framboesas, amoras, mirtilos), kiwis, morangos, papaia, uvas, batatas,legumes de folha larga e escura (espinafres, couves, nabiças, folhas debeterraba) e ainda alface, brócolos, espargos, pimentos e pepino.
Vitamina A: frutas e legumes de cores vermelha, cor de laranja e amarela, tais como tomate, cenoura, abóbora, papaia, alperce, manga, batata-doce e legumes de folha verde escura (couve, espinafre, agrião, repolho, brócolos, etc.).
Selénio: aveia, cereais integrais (sobretudo o arroz), pêssego, fígado, alho, cebola, milho e cogumelos
Vitamina E: sementes (girassol, linhaça, sésamo, abóbora), óleos vegetais, gérmen de trigo e cereais integrais

ZINCO: cereais integrais (sobretudo a aveia), leite, gema de ovo, espinafres, sementes (sésamo, girassol), cogumelos, gengibre, gérmen de trigo e levedura de cerveja

MAGNÉSIO:alcachofra, espinafre, leite e derivados, sementes, frutas (sobretudo a banana), gérmen de trigo e cereais integrais.

COBRE: frutos secos (avelãs, nozes), leguminosas (feijão, grão, ervilhas), brócolos e cogumelos.

FERRO:leguminosas (soja, lentilhas, feijão, grão), cereais (massa, arroz) e vegetais de folha escura (espinafres, agriões, nabiças, folhas de beterraba). O ferro presente em alimentos de origem animal é mais bem absorvido pelo nosso organismo do que o ferro presente em alimentos de origem vegetal. Por outro lado, a vitamina C melhora a absorção de ferro e, deste modo, podemos adicionar ou temperar a nossa refeição com limão, ou terminá-la com uma fruta rica em vitamina C (morango, kiwi, laranja).

ÓMEGA 3: sementes (sésamo, linhaça, abóbora, girassol)

PROTEÍNAS: Lacticínios e a maioria dos alimentos.

FIBRA ALIMENTAR (Prebiótico): todos os vegetais, frutos e cereais integrais.

PROBIÓTICOS: iogurtes e leites fermentados

Concluindo, nesta fase do ano, devemos privilegiar o consumo de sopas, vegetais crus e cozidos, sementes, frutas frescas ou sumos, cereais integrais e derivados, leguminosas e frutos secos, promovendo sempre uma alimentação o mais variada possível, de forma, a que possamos ingerir vitaminas e minerais diversificados.

E diga adeus às constipações e gripes!

Para aprofundar esta temática, recomendamos o livro: Alimentação vegetariana, Chega de abobrinha! que poderá adquirir no Espaço Lifestyle.



1 comentário: